Importância da descrição de cargos para o processo de Recrutamento

Os cargos são parte da estrutura de uma empresa. São os responsáveis por determinar como serão atribuídos e como as atividades precisam ser realizadas.

De antemão, é necessário que as empresas realizem uma descrição dos cargos.

Essa descrição permite que a organização saiba quais as características, habilidade e conhecimentos necessários para cada cargo, podendo realizar o gerenciamento de forma positiva.

Que tal entendermos mais sobre qual a importância de uma descrição de cargo e como ele ajuda a otimizar o processo de recrutamento e seleção?

Siga a leitura!

O que é descrição de cargos?

Descrição de cargos, é um documento com as responsabilidades e atividades de cada setor dentro da empresa.

É realizado pelo departamento de Recursos Humanos, onde deve sempre haver atualização. 

O documento precisa ser formal e conter as seguintes especificações: 

  • Nome do cargo de forma clara e precisa;
  • Objetivos esperados no cargo;
  • Estrutura organizacional com nomenclatura dos cargos;
  • As funções dos cargos;
  • Formação acadêmica desejada;
  • Competência para ocupar o cargo;
  • Treinamentos obrigatórios.

Essa descrição faz parte de uma estratégia da organização que permite aos cargos serem visualizados e definidos como serão ocupados.

Além de também manter os candidatos engajados durante o processo seletivo.

Contudo, o RH precisa estar sempre atento para atualizar a descrição sempre que for necessário. 

Impacto da descrição de cargos

A descrição de cargos é uma ferramenta que organiza todas as atividades realizadas em um cargo dentro da empresa, mapeando as técnicas, competências e as necessidades para cumprir as funções.

Para que isso ocorra de forma correta, os funcionários precisam saber com clareza as atividades de cada cargo que se assemelha ao seu.

Assim será possível identificar os impactos na empresa perante o seu trabalho.

Isso estimula a realização de tarefas aumentando os resultados da instituição.

O objetivo é que as atividades sejam vistas de forma clara e objetiva, adquirindo maior conhecimento no mercado, se mantendo competitivas.

Importância para os funcionários da empresa

A utilização da descrição de cargos, faz com que os funcionários tenham oportunidades para aprender mais sobre seu perfil profissional.

É possível perceber quais os pontos fortes e que precisam ser melhorados, e assim promover desenvolvimento.

Isso possibilita aos profissionais valorizarem os desafios e terem motivação para produzir ainda mais.

Importância para os candidatos

Uma empresa que deseja encontrar profissionais ideais para completar seu quadro de funcionários, preza por transmitir uma imagem positiva.

Quanto mais clara for a descrição do cargo, melhores serão os processos.

Os candidatos devem investir em um currículo lattes para aumentar as chances de ser o perfil buscado pela organização.

Esse instrumento é muito requisitado para universitários que desejam conquistar uma oportunidade de trabalho.

Outro ponto importante é que os responsáveis pelos projetos irão ter plena compreensão do que precisa ser feito para ser concluído com sucesso, além de identificar a avaliação de fit cultural.

Importância para o RH

Através da descrição de cargos é possível administrar promoções e salários dos funcionários de uma maneira correta.
O RH recebe informações que ajudam nas tomadas de decisões sobre prática de bônus e aumentos salariais.Powered by Rock Convert

Os departamentos podem ainda apostar no okr, uma ferramenta poderosa que aumenta o foco, engajamento e a agilidade, com base nos resultados mais importantes para cliente e empresa.

De fato, é importante adotar estratégias para se adaptar às necessidades da empresa que seja compatível com as políticas internas.

Como fazer uma descrição de cargos

A descrição de cargos precisa ser feita antes dos processos serem iniciados. 

Ele será a base para os colaboradores de Recursos Humanos na hora da realização diária de atividades.

Ela também pode ser usada como um meio para atrair talentos através da página de carreira.

Portanto, deve acompanhar as necessidades da empresa, juntamente com as mudanças do mercado.

Aprenda a fazer uma descrição de cargo com os pontos necessários para estar no documento

  • 1-Identificação: A grande responsável por dar voz ao cargo, por esse motivo, o nome precisa estar escrito corretamente;
  • 2- Organograma: Uma estrutura hierárquica faz total diferença, faz com que o funcionário saiba quem é o seu superior direto a quem deve reportar qualquer tipo de problema;
  • 3-Missão: Toda função precisa ter aquilo que é esperado do funcionário que assumir o cargo. Deixe a mostra os objetivos;
  • 4-Atividades: Nessa etapa deve conter todas as funções que o colaborador terá que executar;
  • 5-Experiências: Cada função demanda uma experiência prévia, só assim é necessário prescrever no modelo quais as experiências solicitadas;
  • 6- Formação acadêmica: Para assumir um cargo é preciso ter uma atuação escolar, deixe claro qual o grau de escolaridade mínimo para atuar na área;
  • 7-Competências: Ressaltar quais as competências que o funcionário precisa ter, quanto mais detalhado melhor;
  • 8-Treinamentos obrigatórios: Importante ter no documento de descrição de cargos para detalhar quais os treinamentos que o colaborador precisará realizar.

Ademais, a descrição de cargos é a mentira efetiva de demonstrar as necessidades que irão determinar o dia a dia do colaborador dentro do cargo.

Lembre-se que o responsável pela elaboração do documento precisa estar sempre atualizado com os fundamentos da empresa.

Ficou claro como realizar uma descrição de cargos? É hora de colocar a mão na massa!

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